A pandemia muda (como já mudou) quase tudo. No post anterior comentei que havia lançado um livro: Poemagens: o Mar, O mar de Yaci e outras paisagens, aqui e em Portugal, pela Editora CHIADO BOOKS.

E que iria aproveitar a oportunidade para fazer esse lançamento e ao mesmo tempo, experimentar um Modelo de Negócios que há muito me atrai, no campo da geração das Receitas Acessórias em empreendimentos concessionados de concessões plenas e sob o conceito das concessões administrativas e patrocinadas sob o conceito de PPP.

Loquei o espaço junto à CCR VIA MOBILIDADE, na Estação Alto da Boa Vista, da Linha 05 Lilás, para receber aqueles que consegui acessar por rede social, WhatsApp e e-mails, para a última semana de fevereiro e as duas primeiras semanas de março.

A piora da pandemia lipoaspirou a ida dos interessados na primeira semana, fraturou a segunda e, assim, a alternativa que restou foi esperar para fazer o benchmarking em uma terceira semana, tão logo a atual onda sanitária esmoreça e – tanto ou mais importante – a vacinação de todos nós aumente de modo maduro e consistente.

Ainda assim, vendi um livro por dia (no período de 04 horas diárias, das 10:00 às 14:00, na primeira semana de 05 dias), o que na régua que montei foi um resultado “sofrível”: a expectativa era de vender de 04 a 05 livros por dia ou entre 60 a 75 livros no período.

No entanto, o número de pessoas que ligou ou se comunicou pedindo uma nova data ou a tal “Noite de Autógrafos” me permite inferir que poderia ter, SIM, alcançado números bem mais próximos daqueles que estava esperando.

Além do mais, algumas pessoas que foram ver “de perto” o que era aquela Banca Promocional diferente – envelopada com a imagem fantástica da fotógrafa Yaci Andrade – colocada antes da catraca, com um indivíduo estranho (ET ou EU) vendendo…livros…me animou a duas outras coisas:

01. Assim que as condições sanitárias melhorarem de modo consistente, retomar a última semana que ficou pendente para verificar a consistência final do modelito (já acertado como pessoal da CCR VIA MOBILIDADE; e,

02. Procurar uma Plataforma Virtual que me permitisse não apenas “vender”, mas, “autografar” o tal do livro!

Acabei encontrando a plataforma ideal no incrível site do “Mercado Livre” (mercê, principalmente, do seu prazo de entrega ao usuário final).

O Modelo de Negócios que estou querendo implementar compreende, além de livros de autores e de editoras já consagrados ou autores novos em diferentes campos de conhecimento, cultura e entretenimento, a oferta antecipada e mais barata de entradas de cinema e teatro, shows ao ar livre ou indoor, ingressos para jogos e eventos de toda a ordem, venda de assinaturas de TV a cabo, jornais, revistas e outras mídias, jogos (games) e por aí afora.

Cada mix de produtos e serviços a ser entregue em casa por uma plataforma de Market Place (o Mercado Livre, no meu caso), ou a ser retirado em Estações selecionadas, conforme o perfil dos passageiros e usuários das linhas e dos moradores e visitantes que transitam no entorno das Estações.

Neste interim, coloco à disposição de Vocês, o Convite Virtual e o Acesso Virtual à plataforma do Mercado Livre para adquirir o livro “Poemagens: o Mar, o Mar de Yaci e outras paisagens”, com o autógrafo deste autor, recomendado entre 10 de cada 10 analistas, terapeutas, alquimistas e feiticeiros que estão receitar simpatias, mezinhas e outros tantos derivativos para a alma e o espírito, nesses tempos bicudos de pandemia, incerteza, “voadoras jurídicas e institucionais” e outras tantas disritmias, disrupções e distopias, em que se transformou o nosso mundinho aqui nestas augustas e benditas Terras de Santa Cruz.

Grande abraço a todos!!!